top of page
DSCF9089.JPG

Pirassununga, SP, 2022. Acervo: Marcelo Augusti

A CORUJA: O SÍMBOLO DA SABEDORIA

Por que a coruja representa a figura da sabedoria e do conhecimento?

As corujas são pássaros misteriosos, de hábitos noturnos, que emitem sons profundos e singulares. A elas foram atribuídos diversos significados culturais, dentre os quais destacamos a representação da sabedoria e da ciência. 

Tal representação pode ter tido sua origem na mitologia grega, fundamentada na deusa Atena ou Minerva que tinha a coruja como sua mascote. Para os gregos, seria durante a noite que se daria o momento mais favorável ao pensamento filosófico no qual se chegaria às revelações intelectuais. 

Há ainda a hipótese de ser pela considerada feiura do pássaro que a representação da sabedoria teria sido a ele atribuída, por meio de uma analogia entre a aparência não favorecida pela beleza da coruja  à aparência dos intelectuais, que costumam dedicar-se mais ao pensamento do que ao embelezamento. 

Enfim, embora a coruja receba também atribuições negativas, ligadas aos maus agouros, ao prenúncio da morte, à melancolia, à tristeza, dependendo da cultura que a ela faz referência, a aplicação da alegoria como cultura e sabedoria é muito frequente. 

Trata-se, pois, do animal misterioso, a ave de rapina, que enxerga bem na escuridão, como quem vê através das ilusões e percebe as verdadeiras intenções que pairam em diferentes situações. São os representantes das elucidações dos mistérios da vida, por meio da observação, da ciência, do conhecimento e do saber!

Fontes:
https://segredosdomundo.r7.com/simbologia-da-coruja/

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-a-coruja-e-simbolo-de-sabedoria/
 

20220628_180942.jpg

Pirassununga, SP, 2022. Acervo: Vanice Jeronymo

bottom of page