top of page
Foto do escritorMarcelo Augusti

APONTAMENTOS SOBRE PREPARAÇÃO MENTAL E MEDITAÇÃO NO FUTEBOL


Quem abriga muitos pensamentos e sentimentos em seu interior, independentes de serem positivos ou negativos, não consegue distinguir com nitidez as manifestações do mundo. Mas na medida em que os ruídos interiores começam a abandonar a mente, o praticante passa a compreender melhor tudo o que acontece à sua volta

(Wu Jyh Cherng).


No futebol de alto rendimento, no contexto da preparação mental, a meditação começa a ganhar adeptos como um dos fatores primordiais para o sucesso profissional.

A meditação pode ser descrita como uma técnica direcionada para o desenvolvimento mental e associada ao bem-estar psicológico e emocional.


A prática da meditação desenvolve a concentração, a percepção e a atenção, promovendo a excelência dos gestos esportivos e também servindo como proteção às tensões emocionais vividas dentro e fora do campo de jogo, favorecendo o surgimento de um estado mental de permanente confiança e tranquilidade.


Um chute, um passe, um drible no futebol são momentos que decidem uma partida. As técnicas de treinamento do arqueiro zen, aplicadas ao jogador de futebol, levam o praticante a refletir sobre a essência do gesto técnico. Essa essência pode ser traduzida na frase “uma flecha, uma vida”. Ou seja, cada disparo (cada chute ao gol, drible ou passe) é decisivo, e cada momento é único e não mais se repete.


Uma vez desperdiçada a ocasião, não há mais volta. Compreender essa verdade leva o futebolista a se entregar completamente ao que está fazendo, seja qual for o momento da disputa. Cada ação deve ser executada como se não houvesse mais nada a fazer, como se fosse a última ação realizada em vida. E dessa profunda compreensão que emerge a maestria esportiva e a excelência em tudo o que se faz.


O artigo, inédito em sua abordagem, aponta os principais benefícios da preparação mental no futebol e, principalmente, da prática da meditação, não apenas no contexto da competição esportiva, mas, principalmente, como base para o desenvolvimento pessoal, naquilo que, na filosofia oriental, se denomina como “o caminho da habilidade”.



Referência:

Andrade Augusti, M. R. (2022). Apontamentos sobre a preparação mental e a meditação no futebol. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 8(1), 227-259.









7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page