Praticante em Samasthiti
Tadasana, a Postura da Montanha
O Tadasana é uma postura que remente à estabilidade, à segurança, ao enraizamento. Os pés assumem um papel fundamental nessa prática. Estar em Tadásana remete à algo sólido e duradouro, sobre base firme. Tadásana representa essa permanência. É considerado, por muitas tradições do Yoga, um ponto de partida para a prática dos ásanas em geral.
No Tadasana original os pés são colocados lado a lado, apontados para frente. Os braços ficam estendidos ao longo do corpo, com a palma das mãos viradas para as laterais das coxas, em pronação. Esta é considerada uma postura característica dos seres humanos.
Durante muitos anos o “andar a pé”, com apoio direto dos pés sobre o chão, foi a principal forma de se locomover utilizada pelo ser humano. Com o passar do tempo, novos hábitos foram acatados, como a sedentarização, posteriormente a utilização de calçados e mais recentemente, a permanência prolongada em posturas sentadas ou deitadas. Com isso, os músculos mais profundos que apoiam a estrutura dos pés foram enfraquecidos e como consequência, ocorreram danos à saúde não apenas dos pés, mas do corpo, em geral.
A estrutura essencial do pé assemelha-se a um triângulo. Em tal configuração podemos identificar os três pontos sobre os quais se darão os apoios na sustentação do peso corporal: os calcanhares, as extremidade laterais do primeiro e a do quinto dedo. A ligação dos três pontos de apoio por linhas imaginárias constitui parte dos arcos que sustenta a postura. A partir do alinhamento do corpo pelo prumo apoiamos sobre a base e mantemos nosso equilíbrio.
Enquanto o corpo estiver mantido em Tadasana, a respiração e a estabilidade devem ser observadas, assim como a firmeza e o conforto que os pontos de apoio proporcionam. Em termos terapêuticos, a prática das posturas em pé é uma excelente maneira para restaurar a vitalidade, a força e a estabilidade dos pés. A partir da melhoria da base é que se dá a reorganização de todo o restante do corpo. .
Samasthiti, a Postura Equilibrada
Samasthiti é uma variação da Tadasana. Seu significado remete à permanência e nivelamento, pois a acepção do termo sama remete à igual, nivelado e sthit a estabelecimento, permanência.
Nessa postura, os pés ficam posicionados de forma que os calcanhares fiquem alinhados com os ossos dos quadris. De tal forma, a base se torna mais ampla do que na postura anterior.
As mãos se unem a frente do peito, em posição de oração, de saudação, evocando o gesto da paz. A cabeça fica levemente inclinada em direção às mãos. Samasthiti é a postura inicial de uma sequência bastante executada em Yoga: o Surya namaskar, ou Saudação ao Sol.
Om Shanti
Praticante em Tadasana
Comments