A verdade é para quem a procura sinceramente, não para quem tem apenas curiosidade ociosa. É fácil acreditar quando se vê: dispensa a busca e o esforço. Descobrem a verdade além dos sentidos aqueles que a merecem por terem vencido seu natural ceticismo materialista.
(Mahavatar Babaji)
Kriya yoga é uma disciplina espiritual que consiste no uso de técnicas que aceleram o desenvolvimento do praticante, auxiliando-o no alcance de um estado profundo de serenidade e harmonia, e de plena comunhão com o Ser Interior, a Presença Divina que habita em todos os seres vivos.
Mahavatar Babaji, um mestre espiritual que transcendeu os limites do tempo e o corpo físico – afirma-se que Babaji mantém-se no anonimato, habitando as cadeias do Himalaia a milênios – foi quem resgatou a prática ancestral de Kriya, que teria permanecido no esquecimento por séculos.
Consta na obra Autobiografia de um iogue, de Paramahansa Yogananda, que o imortal Babaji, em 1861, teria iniciado, nessa disciplina ióguica, o seu principal discípulo, Lahiri Mahásaya que, então, difundiu por toda a Índia os ensinamentos ancestrais do mestre Babaji.
Coube a Paramahansa Yogananda, após muitos anos de preparação junto ao seu guru, Swami Sri Yuktéswar, discípulo de Mahásaya, levar Kriya yoga para o mundo. O que conhecemos, no Ocidente, sobre esse sistema de yoga, portanto, foi nos dado por Yogananda.
Em linhas gerais, Kriya yoga é um sistema muito prático, que tem como fundamentos (1) o controle do corpo e da mente, (2) o conhecimento do Ser Interior e (3) a qualidade das ações.
A disciplina do corpo e da mente é alcançada pela prática correta de asanas, aliada à correta respiração; o conhecimento do Ser Interior, se faz pela meditação no mantra OM; e a qualidade das ações, por meio do estudo e reflexão dos textos clássicos.
A prática correta de asanas, aliada à correta respiração, reduz as tensões do corpo, desbloqueia energias estagnadas, elimina hábitos mentais que condicionam o comportamento, tranquiliza a mente e promove a boa saúde do corpo e da mente.
Os antigos iogues descobriram que o segredo para acessar a Consciência Universal, está no domínio da respiração. A correta respiração, ao se praticar asanas, é acompanhada de sentimentos de paz e suavidade, gerando efeitos terapêuticos na alma.
Para se alcançar o estado mental de quietude, o controle da respiração é fundamental, pois é sabido que os estados da mente provocam alterações na consciência. A respiração, no Kriya yoga é o fator que prepara a mente para a expansão da consciência em direção ao Ser Interior.
Pela prática da meditação no mantra OM (Aum), a unidade da alma individual com o Ser Interior se revela. Unir-se à Presença Divina que habita em todos os seres é libertar-se do sofrimento e das dores do mundo. Essa realização nos traz a correta compreensão da existência, do sentido real da vida, e do nosso compromisso de paz e amor com todos os seres vivos e a natureza.
O estudo e a reflexão dos textos clássicos nos exorta a agir com decência e dignidade com todos as pessoas, em todos os lugares, independente de quem elas são, de onde elas vem e quais suas crenças ou valores. Ser imparcial e generoso para com todos os seres, agir com prudência e serenidade – eis as qualidades que devemos expressar em nossas ações.
Como toda disciplina exige, as práticas de Kriya yoga devem ser realizadas diariamente, com constância, perseverança e determinação. É na prática incessante que alcançaremos os resultados de Kriya yoga: a liberação da nossa força vital para o desenvolvimento de uma vida íntegra, onde paz, amor e felicidade genuína se farão sempre presentes.
Hari Om Tat Sat.
Comments