Atingir a iluminação é tomar consciência do óbvio, e quando você toma consciência do óbvio, todos os seus problemas desaparecem (Osho)
No Budismo, o primeiro estágio que conduz o adepto à iluminação é sotapanna.
Sotapanna significa “aquele que entrou na correnteza”. Isto é semelhante a uma pessoa que entra no rio com a intenção de cruzá-lo até a outra margem.
A iluminação, portanto, se apresenta como alguém que se lança em um rio para alcançar a margem oposta.
Uma vez na corrente do rio, o próprio fluxo levará a pessoa até a outra margem, desde que ela não se debata contra ele.
Conforme os ensinamentos do Buda, quatro fatores levam uma pessoa a “entrar na correnteza”: estar com pessoas virtuosas, praticar a atenção plena, viver de acordo com o dharma e seguir o Nobre Caminho Óctuplo: visão correta, intenção correta, fala correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, percepção correta e concentração correta.
Quem entra na corrente é porque se libertou das três primeiras amarras da mente: o (1) egoísmo, a (2) dúvida sobre os ensinamentos e práticas, e (3) a crença de que seguir apenas rituais é suficiente para conduzir à iluminação.
A iluminação é o caminho natural e irreversível de quem “entrou na corrente”. É o destino fatal, o que significa dizer que todo apego, aversão e ilusão sobre a existência foi superado.
Sotapanna é “seguir o fluxo da naturalidade”, pois, uma vez na correnteza, naturalmente, estamos destinados à iluminação, isto é, a nos libertarmos da ignorância em relação ao sofrimento.
Sotapanna é o primeiro passo para a saída definitiva do samsara, isto é, o ciclo de nascimento, velhice, decrepitude e morte, que é a sina de todo ser vivente imerso na ignorância.
Egoísmo, dúvida e crença são os três obstáculos primários que anuviam a mente e perturbam a reflexão e a contemplação sobre a existência.
Superar esses obstáculos requer dedicação aos estudos e constância na meditação. E manter uma atitude de serenidade diante dos enfrentamentos cotidianos.
Pelo esforço correto nos estudos e na prática da meditação é que se alcançará a concentração correta; pela concentração correta, se alcançará a percepção correta; pela percepção correta, se alcançará a visão correta; pela visão correta, se alcançará a intenção correta; pela intenção correta, se alcançará a fala correta; pela fala correta, se alcançará a ação correta; e pela ação correta, se alcançará o modo de vida correto.
Para quem "segue a correnteza", o modo de vida correto se expressa por atitudes de generosidade, humildade, simplicidade e equanimidade.
Yoga é entrar na corrente; yoga é seguir o fluxo da naturalidade.
Hari Om Tat Sat.
Comments