A terapia física e mental é uma das mais notáveis funções do yoga. O que a torna tão poderosa e eficaz é o seu trabalho através dos princípios holísticos de harmonia e unificação. As técnicas de relaxamento ajudam a maximizar o aproveitamento do tempo. Os ásanas removem o desconforto físico acumulado ao longo do dia, trazendo equilíbrio e harmonia ao corpo e a mente
(Swami Satyananda Saraswati)
Técnica é um procedimento ou conjunto de procedimentos que visam à obtenção de um resultado específico. Falar em técnicas de relaxamento, no contexto do yoga, significa que tais procedimentos buscam reduzir as tensões musculares, emocionais e mentais que se acumulam no dia-a-dia e afetam a nossa saúde e bem-estar. As técnicas de relaxamento, portanto, visam a reconstituir a serenidade e harmonia que devem prevalecer em nosso corpo e mente.
Savasana é uma postura psicofísica característica da prática do yoga. É o ásana do relaxamento. Geralmente, esse ásana é realizado no final de uma sessão de yoga. Ao contrário dos demais ásanas, que exigem resistência, flexibilidade e equilíbrio, savasana é permanecer deitado, como um cadáver, em silêncio. Em savasana busca-se o relaxamento mais profundo do corpo e da mente; ele representa o desapego, o soltar-se das coisas do mundo, a entrega e a aceitação do momento presente.
Entre os praticantes mais experientes, considera-se que savasana é a postura mais difícil de se manter, pois, embora o praticante deva apenas permanecer deitado em decúbito dorsal, sem nada a fazer, é exatamente isso que torna savasana um desafio: permanecer com corpo em quietude, a mente em silêncio.
Mas savasana não é a única postura destinada ao relaxamento do corpo e da mente. O yoga apresenta outros ásanas que servem ao mesmo propósito: Balasana (postura da criança), Supta Baddha Konasana (postura da borboleta), Jathara Parivartanasana, (postura da torção abdominal cruzada), Apanasana (postura dos ares vitais inferiores) e Viparita Karanyasana (postura invertida restauradora) são outros ásanas em que se busca o relaxamento e a renovação das energias vitais. Savasana, entretanto, é a postura psicofísica, por excelência, direcionada ao relaxamento profundo na prática de yoga.
O relaxamento profundo é fundamental para aliviar todo tipo de tensão prejudicial que surge no complexo corpo-mente. Estudos científicos mostram que o relaxamento profundo é eficaz no combate ao estresse, ansiedade crônica, depressão, insônia, prevenção de doenças cardiovasculares, aumenta a imunidade, auxilia na recuperação de processos traumáticos e infecciosos, dissolve bloqueios mentais e desperta a criatividade, auxilia no tratamento de muitas doenças psicológicas.
Balasana
Supta Baddha Konasana
Jathara Parivartanasana
Apanasana
Viparita Karanyasana (com apoio dos pés)
Savasana
Em savasana, uma via do yoga é acessada: o yoga nidra. Yoga Nidra é o “sono ióguico” ou, mais precisamente, o relaxamento profundo em plena consciência. Isso quer dizer que, enquanto corpo e mente relaxam profundamente, a consciência se desperta.
Na prática do yoga nidra não estamos na vigília, no sono ou nos sonhos; é um estado de consciência que emerge quando apenas “não há nada a fazer, não há nenhum lugar a ir”. Trata-se de alcançar um estágio da consciência denominado turiya.
Turiya é o quarto estado da consciência, onde os outros três foram superados (vigília, sono e sonhos). Em turiya a consciência é plena e é nesse estado que encontramos o auspicioso, o inefável. A experiência em turiya, esse estado de consciência que emerge de um profundo relaxamento do corpo e mente, não pode ser descrito, pensado ou definido.
Em turiya não há imagens, palavras, formas; o que vivenciamos em turiya é a experiência inominada, contudo, real e verdadeira – do encontro da alma com a Presença Suprema. É em turiya que tudo se renova, tudo se restaura, tudo se cura. Turiya é a fonte invisível e inesgotável da espiritualidade, da saúde e do bem-estar.
Esse estado de consciência é experienciado todas às vezes que dormimos profundamente, e não sonhamos com nada. É como se apagássemos. Quando dormimos profundamente, ao despertar, não lembramos de nada. Apenas temos a sensação de um profundo bem-estar. Afinal, estivemos na companhia da Presença Suprema, que é todo Paz, Amor e Felicidade.
Savasana – a postura do cadáver – nos possibilita ir além do corpo e da mente, onde a consciência emerge em toda a sua vastidão e profundidade.
A prática de Yoga Nidra pode transformar sua vida numa contínua expressão de bem-estar e alegria, porque as pessoas que sabem relaxar trabalham com mais eficiência, gozam a vida em sua plenitude e se relacionam melhor com os outros. Enquanto a tensão leva ao desperdício de energia e raciocínio, um relaxamento verdadeiro nos dá a recuperação do poder mental e físico e, além disso, nos permite direcionar esse poder para onde desejamos.
(Paramahansa Satyananda Sarasvati)
Comments