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Foto do escritorMarcelo Augusti

YOGA E A PUREZA








No yoga, o elo entre a mente e a respiração é o mais significativo. Estar consciente da respiração é manter a mente atenta; estar atento à respiração é purificar a mente (T.K.V. Desikachar)


Yoga, antes de tudo, diz respeito a um viver ético. Um viver ético denota uma “disposição nobre”, que se reflete no modo de ser e agir. Um viver ético se pauta no caráter do indivíduo, de onde emergem as virtudes e a sabedoria da vida. Virtudes e sabedoria apenas emergem onde há pureza.


Caráter é a dignidade do indivíduo, sua “disposição nobre” para ser e agir conforme o que é bom e correto. A dignidade expressa-se por meio das virtudes e da sabedoria. A prática das virtudes é a manifestação da “disposição nobre” para fazer o que é bom e correto; e a sabedoria da vida é o que permite identificar o que é o bom e correto em qualquer situação e, assim, ser e agir.


No yoga, o termo saucha indica pureza. De modo geral, entende-se saucha como prescrição de um conjunto de práticas que diz respeito à higiene corporal, bons hábitos alimentares e à limpeza do ambiente. Entretanto, podemos avançar um pouco mais nesse termo, considerando saucha como o fundamento para o viver ético.


Assim, para entendermos saucha como base do viver ético, vamos explorar um pouco mais o conceito de pureza na tradição filosófica do Oriente. Pureza é a qualidade de algo que não foi misturado; pureza é transparência. Pureza indica integridade, exatidão. Portanto, puro é aquilo que se mantém transparente e íntegro.


Quando respiramos com pureza, quer dizer que respiramos puramente, ou seja, apenas respiramos, simplesmente respiramos. Não há nada entre a inspiração e a expiração a não ser o ar que entra e sai pelas narinas. Isto é respirar com pureza.


Mas, se ao respirarmos, mente estiver inundada de pensamentos, e sentimentos e emoções brotarem a todo momento, a respiração perderá a sua pureza. Não importa se os pensamentos ou sentimentos e emoções forem bons ou ruins, fato é que, quando a respiração se mistura com os conteúdos da mente, ela se altera, perde o seu ritmo natural, perde a qualidade da pureza.


A mente que jorra descontroladamente seus conteúdos, não é uma mente pura; ela está contaminada pelos seus próprios excessos. Essa mente, em tal estado de “impureza”, torna a respiração agitada, tensa, descontrolada. A respiração, assim, refletindo o estado mental, torna-se também “impura”, prejudicando o fluxo da energia vital, nos deixando doentes.


Quando éramos bebês, nossa mente e respiração estavam em um estado de pureza. Ao avançarmos em crescimento e desenvolvimento, expostos aos condicionamentos sociais, vamos nos tornando cada vez mais cheios de “impurezas”. Ou seja, muitas coisas misturadas na mente fazem-nos perder a pureza original. Então, quanto mais velhos ficamos em idade, mais rígidos nos tornamos em nosso jeito de ser e agir, e mais difícil se torna “limpar” a mente de suas “impurezas”.


Com a mente “poluída” pelos seus próprios excessos, “cheia de si”, fica prejudicado o florescimento de um caráter voltado para a “disposição nobre”, desfavorecendo, assim, um viver ético. Virtudes como generosidade, simplicidade e humildade, não brotarão; a sabedoria da vida não emergirá.


Saucha é pureza de pensamentos, de palavras e de ações. No controle da respiração, domina-se a mente. Logo, na prática de saucha, para além dos hábitos de higiene corporal e limpeza exterior, devemos estar atentos à respiração e observarmos minuciosamente os conteúdos da mente. Afinal, para onde a mente está nos levando? De que manancial brotam nossos pensamentos, palavras e ações? Brotam de uma fonte límpida ou suas origens são obscuras?


Praticar saucha apenas como asseio corporal ou limpeza de ambiente, não é purificar a mente. Apenas uma mente purificada, ou seja, livre dos excessos do ego, se encontra apta a refletir a Presença Divina. Nenhum asseio corporal é capaz de purificar a mente. Pelo contrário, o asseio deve ser a expressão serena de uma mente purificada; ou será apenas mera vaidade.


Pratique a respiração consciente e a mente atenta – eis o caminho para saucha. Pois tudo o que se faz com pureza, se faz com transparência e integridade. Isso é saucha, isso é yoga.


Hari Om Tat Sat.

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