Vivemos a Era Digital. Estamos dependentes da tecnologia e para tudo ou para quase tudo, atualmente, é necessário ter uma tela entre nós e o que queremos fazer ou acessar: textos, pagamentos, filmes, bate-papos, trabalho. Sempre há uma tela que se interpõe entre nós.
Estatísticas mostram que o Brasil está entre os países do mundo que mais utilizam celulares e redes sociais, seja por meio de telas de computador ou de celulares. Esse hábito, já considerado um vício, afeta diretamente a saúde do usuário. A proximidade física entre telas digitais e olhos, tem sido cada vez menor, e tem provocado, cada vez mais, dores gerais pelo corpo, especialmente na cabeça, tensões oculares, secura e irritação dos olhos, diminuição da atenção e aumento de irritabilidade dos usuários. A visão é especialmente prejudicada pelo tipo de luz tóxica à retina que é emitia pelos aparelhos eletrônicos/digitais.
Se houver tensão enquanto a atividade estiver em andamento, os danos serão ainda mais nocivos. Com exceção de doenças de glaucoma, tracoma e catarata, as desordens oculares mais frequentes estão associadas aos problemas funcionais na musculatura dos olhos, pioradas pelas tensões mentais e emocionais crônicas. Até mesmo curtos períodos de leitura sob tensão, são considerados prejudiciais. Como advertiu Swami Satyananda Saraswati o ideal é que se desenvolva a habilidade de ler com atenção relaxada e com uma boa postura física. A recomendação é que antes de começar a leitura, se houver tensão mental ou muscular nos olhos, se permaneça em Shashankasana por alguns minutos. Esse asana ajudará a acalmar a mente e relaxar os olhos. Sempre que possível, é também indicado descansar os olhos do uso dos óculos para que os olhos se ajustem e exerçam suas funções naturalmente.
Praticante em Sharshankasana, a Postura do Devoto.
Saraswati recomenda também a prática da caminhada descalça sobre a grama, areia ou terra para quem mantém os pés fechados em sapatos por muitas horas do dia. Isso deve ser feito, preferencialmente, pela manhã ou ao pôr do sol. Os benefícios ocorrem porque a caminhada feita dessa forma tem efeito relaxante sobre os olhos, devido às conexões de reflexo que existem entre as plantas dos pés e as áreas visuais no cérebro. Nesses mesmos horários, são recomendados banhos de sol, durante os quais os olhos devem permanecer fechados e relaxados para receber os benefícios dos raios ultravioletas.
Esqueça os calçados e caminhe descalço sobre a grama, terra ou areia.
Exercícios para os olhos propostos por Swami Satyananda Saraswati
Os exercícios indicados por Saraswati são de fácil execução e ajudam no alívio aos desconfortos e desordens relacionados ao mau funcionamento da musculatura ocular. Antes de iniciá-los, os olhos podem ser lavados várias vezes com água fria. Com água nas palmas das mãos, banhe as pálpebras pelo menos 10 vezes, de forma a estimular o suprimento sanguíneo e tonificação dos músculos.
Mantenha-se relaxado para iniciar os exercícios e evite forçar os movimentos, para não provocar fadigas e cansaços desnecessários aos olhos. A sequência deve ser feita conforme a ordem mostrada.
Palming
Sentados em posição confortável, olhos fechados, friccione as palmas das mãos uma na outra até que se tornem quentes. Repouse as palmas das mãos suavemente sobre as pálpebras, sem fazer força ou pressão.
Perceba o calor e a energia transmitidos das mãos para os olhos e o relaxamento da musculatura ocular. A posição deve ser mantida até que o calor das mãos seja absorvido pelos olhos.
As palmas das mãos devem ser novamente friccionadas sem que se abram os olhos e o movimento repetido por três vezes.
Piscar
Sentados em posição confortável, inicie com os olhos abertos e desça as pálpebras 10 vezes rapidamente. Feche os olhos e relaxe por 5 ou 6 respirações, repetindo o fechamento dos olhos por 10 vezes rapidamente e novamente feche os olhos e relaxe.
Repita o movimento completo 5 vezes.
Visão lateral
Sentados, pernas estendidas à frente do corpo, eleve os braços lateralmente até a altura dos ombros, mantendo-os alongados e os dedos polegares apontados para cima.
Os polegares devem se posicionar na periferia do campo de visão e a cabeça mantida para frente.
Sem mover a cabeça lateralmente, inspire. Foque os olhos nos seguintes pontos:
polegar esquerdo (expire);
espaço entre as sobrancelhas (inspire);
polegar direito (expire);
espaço entre as sobrancelhas (inspire);
polegar esquerdo (expire).
Repita o processo 10 vezes, mantendo a cabeça e a coluna alinhadas.
Ao finalizar, relaxe os olhos e execute Palming várias vezes sobre as pálpebras.
Visão frontal e lateral
Mantendo a mesma postura do movimento anterior, estenda o braço esquerdo sobre a perna esquerda e apoie o polegar esquerdo próximo ao joelho esquerdo e apontado para cima.
O braço direito permanece na mesma posição da postura anterior, ou seja, elevado lateralmente na altura do ombro e polegar apontado para cima.
Sem mover a cabeça lateralmente, inspire. Foque os olhos nos seguintes pontos:
polegar esquerdo;
polegar direito;
polegar esquerdo;
Expire olhando para baixo, inspire olhando lateralmente.
Repita o procedimento para o lado esquerdo do corpo.
Repita o processo 10 vezes para cada lado, mantendo a cabeça e a coluna alinhadas.
Ao finalizar, relaxe os olhos e execute Palming várias vezes sobre as pálpebras.
Visão superior e inferior
Mantenha a mesma postura do movimento anterior. Os braços devem estar suavemente estendidos a frente do corpo, mãos apoiadas sobre os joelhos com os polegares apontados para cima.
Eleve o braço e o polegar direito, seguindo-o com os olhos. Quando o polegar alcançar a altura máxima, lentamente retorne à posição inicial, mantendo o olhar sobre sobre o polegar sem movimentar a cabeça. Repita com o polegar esquerdo.
Expire olhando para baixo, inspire olhando lateralmente
Repita o processo 10 vezes para cada lado, mantendo a cabeça e a coluna alinhadas.
Ao finalizar, relaxe os olhos e execute Palming várias vezes sobre as pálpebras.
Visão rotacional
Mantenha a mesma postura do movimento anterior. Apoie a mão esquerda sobre o joelho esquerdo. Punho direito sobre a perna direita, com o polegar direito apontado para cima e cotovelo estendido. Faça um amplo movimento circular com o braço direito iniciando o giro para o lado esquerdo. Os olhos devem ser mantidos no polegar durante todo o giro, sem movimentar a cabeça. Faça o movimento 10 vezes no sentido horário e 10 vezes no sentido anti-horário.
Repita com o braço e polegar esquerdo.
Inspire ao fazer o arco superior do círculo e expire ao fazer o arco inferior.
Ao finalizar, relaxe os olhos e execute Palming várias vezes sobre as pálpebras.
Preliminar para Nasikagra Drishti (exercício preparatório para focar o olhar na ponta do nariz)
Sentados em posição confortável, pernas estendidas ou cruzadas, eleve o braço direito estendido à frente do rosto.
Com os demais dedos fechados, aponte o polegar para cima. Foque os olhos na ponta do polegar. Flexione o braço lentamente, aproximando o polegar da ponta do nariz, mantenha os olhos focados na ponta do polegar.
Permaneça alguns segundos com o polegar tocando a ponta do nariz e os olhos fixos naquele ponto. Devagar, alongue o braço e continue com o olhar focado na ponta do polegar. Repita essa execução 10 vezes.
Inspire ao trazer o polegar em direção ao nariz. Expire ao alongar o braço.
Ao finalizar, relaxe os olhos e execute Palming várias vezes sobre as pálpebras.
Visão próxima e distante
Em pé ou sentados de frente para o horizonte (por meio de uma janela aberta), mantenha os braços relaxados lateralmente.
Foque os olhos na ponta do nariz, em Nasikagra Drishti, por alguns segundos. Repita o procedimento por 10 vezes.
Feche e descanse os olhos.
Em seguida, foque em algum ponto ou objeto distante no horizonte, por alguns segundos.
Ao finalizar, relaxe os olhos e execute Palming várias vezes sobre as pálpebras.
Técnica meditativa e fortalecimento dos olhos
Shambhavi Mudra
Essa é uma técnica de meditação, que promove melhorias na estrutura muscular dos olhos. Consiste no exercício de focar entre as sobrancelhas, girando os olhos para cima. Os olhos são utilizados como ferramenta para alcançar um estado de concentração para a meditação. Nesse mudra, deve-se mentalizar o ponto entre as sobrancelhas enquanto os olhos estão mantidos semifechados. É uma prática tântrica utilizada para despertar o poder do terceiro olho, ou Ajna Chakra.
É recomentada a prática regular da sequência sugerida, na qual os movimentos devem ser executados com paciência e perseverança. As melhorias serão gradativas e percebidas ao longo do tempo e não de maneira instantânea. Experimente, pratique e usufrua dos benefícios!
*Nota: pessoas com problemas oculares graves, como por exemplo, glaucoma, tracoma, catarata, deslocamento de retina, trombose nas artérias ou veias da retina, irite, queratite ou conjuntivite devem consultar um oftalmologista antes de iniciar as práticas de Yoga.
** Óculos devem ser removidos para execução dos exercícios.
*** Evite olhar diretamente para o sol, exceto por alguns rápidos instantes quando ele está nascente ou poente.
Om Shanti
Referências
SARASWATI, Swami Satyananda. Asana, Pranayama, Mudra, Bandha. Bihar School of Yoga, 2020.
https://mudrassignificado.com.br/shambhavi-mudra/. Acesso em 07/04/2023.
Comentarios