Leve-me do irreal para o Real; leve-me da escuridão para a Luz; leve-me da morte para a Imortalidade (Akshi Upanishad)
Yoga é a busca pelo conhecimento supremo. Diz o Bhagavad Gita que esse conhecimento supremo trata da relação da alma individual com o Ser Universal. Afirma-se que tal conhecimento leva o praticante do yoga a transcender a força da natureza material que o mantém atado à vida terrena. Quando se alcança a plenitude desse conhecimento, a alma individual une-se ao Ser Universal, e o yoga se realiza em sua perfeição.
A perfeição do yoga, portanto, está no conhecimento supremo que conduz à transcendência. Transcendência é aquilo que está acima do intelecto humano, aquilo que não pode ser captado pelos sentidos corporais ou apreendido pelas percepções da mente. Transcendência é a revelação do divino ao humano, que se faz pelo despertar da consciência individual para a Consciência Universal ou Paramātmā.
Paramātmā é a vida ilimitada que habita em todo ser vivo; é a Presença Suprema, a Luz eterna que ilumina toda consciência; é o princípio universal da criação, Brahman, a existência divina que a tudo abarca. É pelo reconhecimento de sua finitude que o indivíduo humano busca um sentido para a sua existência. Quando a procura persistente pelas coisas materiais torna-se sem sentido, o indivíduo humano, então, passa a buscar o Eterno.
A transcendência não está limitada pelo tempo e espaço, tampouco se deixa captar pelas experiências do corpomente. Por isso se diz que a transcendência é uma revelação de “algo” superior que se “oculta” aos sentidos corporais e à percepção mental, que não se apreende pelo intelecto; ela é a Realidade que se descortina, a Verdade que retira o véu de Maya e nos permite, enfim, “vermos a nós mesmos em tudo, e tudo em nós mesmos”, como ensinou Sri Aurobindo, e percebermos toda a existência como energia e ação dinâmica que procede de uma Consciência Universal infinita e eterna.
A transcendência, portanto, é um elevado estado de espírito que leva o indivíduo humano a compreender o Transcendente, ou seja, o poder divino que está em tudo e além de tudo, que tudo faz mas nada lhe impacta, o Inefável e Inatingível que, somente pela confiança absoluta e sincera afeição, despertará a consciência individual para receber a Luz do Espírito cósmico que a tudo torna transparente e liberto de ilusão.
Quando se alcança a transcendência, a consciência individual se torna unificada com a Consciência Universal; o sentido da vida se revela e o significado da existência é compreendido ampla e profundamente. Então, todas as dualidades se dissolvem, a mente se torna pacífica, o corpo se aquieta. Tudo se torna paz, amor e felicidade, pois estas são as qualidades supremas e eternas da Vida Infinita que habita em cada ser e a ele se revela em sua plenitude.
Hari Om Tat Sat.
br.freepik.com
Tudo é um, não-nascido, tranquilo, sem fim, certo, imutável. Veja a Realidade como Espírito.
Este conhecimento, por si só, libertará você enquanto vivendo no corpo (Akshi Upanishad)
Comments