Quem entra na corrente é porque se libertou das amarras da mente
O que é vocação?
Tomando como referência as definições dadas pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler (2019), podemos compreender que a vocação de alguém está relacionada com uma certa disposição natural e espontânea que o orienta no sentido de escolher uma forma de vida específica.
A vocação seria, portanto, algo inerente ao ser. Seria a expressão genuína do que se é. O processo de identificação dos elementos que constituem cada um, cada ser, é complexo, faz parte dos mistérios da existência humana, abarca discernimentos, desafios, escolhas, identidades e renúncias. Definir a vocação, ou pelo menos buscar compreender o seu significado, exige posicionamentos e cria desconfortos, pois avaliam-se traços e perfis ao mesmo tempo que se faz o confronto dos mesmos com caminhos ja trilhados.
A vocação, como coloca Spengler, pertence à realidade pessoal e está vinculada à finalidade da existência de cada um. Assim, embora existam afinidades entre pessoas, as vocações são diferentes para cada uma delas, são singulares, assim como as experiências vividas por cada pessoa que as fazem únicas em todo o planeta.
Penso que a busca pela verdadeira vocação, se aproxima do que se define, em sânscrito, por dharma, ou seja, a missão de vida que cada um traz consigo. A vocação está, portanto, relacionada com o processo de crescimento e iluminação de cada pessoa. Ao lermos o texto Seguindo o Fluxo da Naturalidade, já publicado neste blog, podemos entender que, de acordo com o Budismo, o alcance da iluminação pode ser representado por algúem que se lança em um rio para alcançar a margem oposta de maneira a respeitar a força da correnteza e o fluxo das águas (sotapanna). Desta maneira, se chegará até a outra margem sem se debater contra o rio, sem contrariar a natureza das coisas, .
Viver de acordo com a verdadeira essência, ou o dharma, é um dos ensinamentos dados por Buda para o alcance da iluminação, juntamente a companhia de pessoas virtuosas, prática de atenção plena, e a trilha do Nobre Caminho Óctuplo, no qual se utiliza da visão , intenção, fala, ação, modo de vida, esforço, percepção e concentração corretos.
Estar disposto a perceber qual sua verdadeira missão de vida, vocação ou dharma, é agir e construir a vida de acordo com sua natureza, e dessa forma, estar em consonãncia com os demais seres que habitam o Universo. Ao seguir o fluxo natural, a correnteza do rio, simplificam-se problemas, aceita-se o que se é e abrem-se os braços para uma vida plena e verdadeira, na qual as coisas fluirão com maior leveza.
Uma das formas de concretizar o discernimento entre o que se é verdadeiramente e o que se forjou ser, é por meio da prática de meditação e Yoga. Ambas ajudarão na identificação das externalidades e seus efeitos modeladores sobre cada um. A constância das práticas ajudará a aflorar apenas o que se é verdadeiramente, eliminando revestimentos egóicos. Gradativamente, o praticante, passará a experimentar algo que nele já está, porém, modificado de tal forma, que o reencontro consigo mesmo parecerá algo extraordinário.
Em uma metáfora não muito agradável, podemos comparar o processo de reencontro com a essência pessoal com o resultado obtido após uma remoção de tártaro dental: as placas bacterianas são tão endurecidas sobre a superfície que mal se consegue imaginar o dente verdadeiro que se esconde por baixo delas. Mas, o quanto felizes e surpresos ficamos quando removidas as camadas nocivas!
Livres dos equívocos que eventualmente podemos ter cometido ao longo da vida, seja em consequência das pressões externas ou das ilusões, renascemos. Um novo estado de ãnimo caraterizado pelo entusiasmo nos toma e coloca ritmo à nossa vida e, consequentemente, caminhos afinados com o que somos, se abrem.
Experimente: pratique Yoga, medite, desperte e avance!
Om Shanti.
Referências
AUGUSTI, M. A. SEGUINDO O FLUXO DA NATURALIDADE. https://www.sotapannayoga.com/post/seguindo-o-fluxo-da-naturalidade.
SPENGLER, D. J. Afinal, o que é vocação. https://www.cnbb.org.br/afinal-o-que-e-vocacao/.
Comments