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Foto do escritorVanice Jeronymo

YOGA É SABER CONFIAR

Atualizado: 7 de set. de 2023



As pessoas que confiam nelas mesmas podem confiar nos outros. Pessoas que não confiam em si mesmas não podem confiar em ninguém. A confiança surge da autoconfiança. Se você for desconfiado de si mesmo, então você não pode confiar em mim; você não pode confiar em ninguém. Se você não confia em si mesmo, como pode confiar em sua confiança? Isso vai ser sua confiança. Pode ser que você confie em mim, mas é sua confiança: Você confia em mim e não confia em si mesmo. Então não é uma questão sobre mim, é uma profunda questão sobre você mesmo.

(OSHO)


A palavra confiar tem sua origem no latim con fides , que significa com fé.


Pessoas que possuem dificuldades para confiar, seja em si mesmas ou em outros, sofrem. Não confiar é um indício de que algo, em algum momento da vida, deu errado. Quem não consegue confiar em si, não vê em si mesmo uma figura boa, digna de confiança. Pessoas que não confiam em si mesmas se culpam, se consideram erradas, desprezíveis e dispensáveis. Costumam estar sempre em posições defensivas, buscando justificativas para suas ações, pois em seus íntimos, elas têm a certeza de que estão sempre ou quase sempre erradas. Duvidam da qualidade própria.


Pessoas que não confiam nos outros, vivem em constante estado de tensão e alerta. Estão sempre prontas para o pior, não conseguem relaxar, têm uma visão muito negativa das pessoas que as cercam e do mundo e jamais se tranquilizam. Elas precisam lidar com pressões produzidas por elas mesmas. A perda de confiança, de modo geral, indica que de alguma forma e em algum momento a ambiência de confiança e amor foi perdida. Um vínculo foi quebrado e ficaram sequelas.


A psicologia, como apontou Osho, pode atribuir à relação mãe/filho, ou melhor, às lacunas deixadas no relacionamento entre mãe e filho, como as causadoras da ausência de confiança. Por esse viés, diz Osho, o problema estaria profundamente enraízado em alguma experiência negativa estabelecida logo após o nascimento. A mãe, primeira pessoa na experiência da criança, ao confiar em seu bebê e amá-lo, estabelece um vínculo de confiança que será por ele levado pelo resto da vida. Será através da mãe, que a criança tomará consciência do mundo, pois é ela, a mãe, que o descortinará para o filho. O amor e a confiança da mãe, serão a base para que a criança desenvolva a confiança no mundo.


Assim, o fortalecimento da relação mãe/filho que se dá por meio de uma profunda troca de afetividade abrirá o caminho para a autoconfiança e para a confiança nos outros, pois a partir de uma primeira experiência positiva, outras poderão florescer e não haverá razões para dúvidas. A confiança se desenvolverá como uma qualidade natural e a desconfiança será um caso excepcional na vida. Entretanto, se a relação de base der errado, a desconfiança será o caminho natural.


No Yoga, busca-se viver de acordo com a ética estabelecida pelos Yamas e Nyamas, conforme já vimos em textos anteriores. O quinto Nyama, o Iswara pranidhana, como vimos, tem seu significado mais ou menos semelhante ao que costumamos dizer quando entregamos algo em confiança para alguma situação que não temos controle, algo como que seja o que Deus quiser, entrego nas mãos de Deus. O que estamos dizendo é que aquilo que nos cabe, será feito da melhor forma possível, dentro dos limites pessoais, sem ferimentos físicos ou emocionais. E embora tenhamos o desejo de resolver uma situação da melhor forma possível, estamos conscientes de que muitas coisas estão além de nosso poder.


Na tradição do Yoga, a entrega das coisas para algo maior é Iswara pranidhana e essa atitude de fé e confiança depositada no universo é Shraddha, o estado de fé genuína, e não imposta. Essa fé não deve ser confundida com a positividade ilusória, nociva que arremete o indivíduo para um mundo de fantasias. Ao contrário disso, Shraddha é a consciência do limite real, do melhor em ação e sentimento, da convicção de que tudo será resolvido da melhor forma possível, porque assim trabalhamos para que isso ocorra.


O Prof. Hermógenes, ao discorrer sobre Shraddha, relaciona a quebra de obstáculos e de velhos padrões mentais que nos aprisionam em desconfianças e incertezas com a conquista - ou por que não dizer com a reconquista - da fé. Na medida que vamos vencendo obstáculos, vamos restaurando nossa fé, e fortalecendo a ação e a presença de Algo Maior a frente dos problemas e soluções, Dessa forma, nas palavras do Prof. Hermógenes, Deus, presente e atuante, realizará tudo aquilo que é sábio e justo (p. 174).


Eu tenho fé em Ti, porque te sinto em mim e vivo em Ti. Em mim, Tu és Lei, tomas conta, cada vez mais. Cresce em mim a libertadora e autêntica humildade de render-me a ti. Sou Teu. Tu és meu. Esta é minha fé. Aceito o que vier, por vir de Ti. És meu Pai e não me dás "pedra" quando te peço "peixe". O que me dás é sempre o meu bem, não importando a aparência. Por isso sou invencível (Reflexão proposta pelo Prof. Hermógenes, p. 175).


Pratique Yoga, desperte e avance!


Om Shanti.


Professor Hermógenes

(1921 - 2015)


Referências


HERMÓGENES. Yoga para Nervosos. Aprenda a administrar seu estresse. 50a ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2015.


https://www.osho.com/pt/read/featured-articles/other-myself/t-r-u-s-t.







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