top of page
Foto do escritorVanice Jeronymo

ÍSHVARA PRANIDHANA: A AUTOENTREGA E O RESPEITO À GRANDIOSIDADE DA VIDA


Íshvara Pranidhana: o reconhecimento da grandiosidade da vida em qualquer situação



Íshvara Pranidhana, o quinto Nyama!

Este é o Nyama da aceitação, do entendimento de que existe um Ser Supremo, uma Consciência Universal. Como vimos anteriormente, os Nyamas referem-se aos cuidados, às observâncias pessoais que o praticante de yoga procura seguir para que se dê seu autoaperfeiçoamento. Os Nyamas constituem as disciplinas necessárias para o yogi desenvolver sua força física e mental e assim, conseguir atingir suas realizações e se manter em harmonia com a vida.


Em Íshvara Pranidhana reconhecemos uma Força Maior que rege todos os acontecimentos e que tudo é manifestação divina. Alguns autores explicam a etimologia do termo como Íshvara = Senhor; pra = diante; nidhána = depositar. Assim, seu sentido pode se alterar de acordo com o contexto, mas de forma geral, relaciona-se com a ideia de entregar-se ao Senhor, de aceitar a grandiosidade da vida. A expressão se aproxima daquelas utilizadas no Brasil para manifestar o que não se pode mudar: que assim seja, seja o que Deus quiser, o que tiver que ser será, entre outras.


O Professor Hermógenes, estudioso brasileiro e importante disseminador do Yoga no país, faz um paralelo do termo com a expressão seja feita a vossa vontade, da oração Pai Nosso. Como ele nos explica, mais necessário do que a repetição da frase, seria vivê-la em toda a sua significância! Aceitar a vontade de Deus, ou da Lei Universal, sem questionamentos, revoltas ou arrependimentos.


Enquanto Santosha ensina a aceitação das coisas como elas são, com contentamento, em Íshvara Pranidhana aprende-se a confiar na certeza de não estar só e na existência do amparo caso algo contrário ao idealizado aconteça. Os obstáculos são assim compreendidos pelos yogins como desafios a serem superados com coragem, alegria e serenidade.

A confiança equivale ao acato àquilo que nos é concedido.

Íshvara Pranidhana conforta com a certeza de que se pode contar com algo maior, pois se há nos seres humanos a capacidade para discernir entre certo e errado, há também limitações que lhes permitem equívocos e decisões erradas. Livres das lamentações e desânimos, afinadas com o Universo e com o interior de cada um, tudo flui com naturalidade e harmonia.


Íshvara Pranidhana não é... Isenção de responsabilidade A certeza de que para todas as coisas existe o amparo de uma Força Maior, não exime cada um de suas reponsabilidades, tampouco orienta à passividade, à espera do que Deus quiser.

Conformismo ou comodismo A aceitação ao que está reservado não se confunde com a ideia de conformismo, comodismo. Nada acontecerá sem movimentação e entusiasmo. Íshvara Pranidhana permite o recomeço quantas vezes necessárias, com Consciência das limitações, e com a confiança em algo maior que dará o impulso e segurança necessários, sem jamais entender que as coisas "virão do céu".

Indolência ou indiferença Da mesma forma que em Santosha, ÍshvaraPranidhana não se vincula à indiferença ou a indolência. Dificuldades, perdas, frustrações poderão ser sentidas, mas com a confiança de que as coisas acontecem exatamente conforme o Plano Maior que tudo e a todos abrange.


Íshvara Pranidhana está presente na meta final do processo dos Oito Passos do Yoga de Patanjali, ou seja, na última conduta a ser adotada pelo praticante, e que lhe trará a perfeição no caminho do yoga: unir-se à Consciência Universal, tornar-se um com o Ser Supremo, em Samadhi.


Esta é conduta perfeita, e o que possibilita que todas as nossas ações sejam realizadas com integridade, alegria, serenidade e harmonia.


Om Shanti.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page